“O exercício físico bem orientado proporciona excelentes resultados em todos os aspectos da saúde! O objetivo desse blog é facilitar o acesso à informação sobre os seus benefícios”.

7 de setembro de 2013

Impacto de um estilo de vida inadequado nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

   MAIS DE 60% DAS MORTES DO MUNDO SÃO DECORRENTES DE DCNT, E O QUE MAIS IMPRESSIONA É QUE BOA PARTE DESSAS MORTES PODERIAM SER EVITADAS COM PEQUENAS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO, COMO POR EXEMPLO, ADERIR À UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS SIMPLES!



As DCNT são compostas por doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, cânceres, doenças respiratórias entre outras. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 63% das mortes globais em 2008 (cerca de 36 milhões de pessoas) foram devido a DCNT. As projeções mostram que as DCNT irão aumentar em 15% o numero de mortes entre os anos de 2010 e 2020, chegando a 44 milhões de mortes em todo o planeta. O mais impressionante, e que esse cenário poderia ser revertido por meio de investimentos modestos em programas de intervenções preventivas, pois, as principais causas das DCNT são conhecidas e em sua grande maioria modificáveis, estando ligados ao estilo de vida das pessoas.



As pessoas que vivem em países de baixa e média renda tendem a desenvolver essas doenças ainda jovens, principalmente pelos hábitos de vida inadequados como sedentarismo e má alimentação, desta forma sofrem durante mais tempo ao longo da vida, com complicações que poderiam ser prevenidas, ou seja, as pessoas que vivem em países de baixa e média renda, vivem menos e mal.




Infelizmente quando a morte aparece, não é uma visita agradável como a que está na charge! A melhor maneira de adiar essa visita indesejável é ficar atento nos principais fatores de riscos das DCNT, adotar atitudes preventivas com mudanças de comportamentos que favoreçam um estilo de vida saudável. Veja a seguir os principais fatores de riscos.

Principais fatores de risco das DCNT:
·         Geral – idade, sexo, escolaridade e herança genética;
·         Estilo de vida – tabagismo, dieta inadequada e sedentarismo;
·         Biológicos – hipertensão arterial, obesidade e hipercolesterolemia;
·         Da comunidade - condições socioeconômicas, culturais, ambientais e de urbanização.
(OMS, 2010).

Eliminado os fatores de risco do estilo de vida, pelo menos 80% de todas as mortes de doenças do coração, dos derrames e dos diabetes do tipo 2 poderiam ser evitados; acima de 40% dos cânceres poderiam ser prevenidos (OMS 2005). Se você tem um estilo de vida inadequado e não quer correr o risco de fazer parte dessas estatísticas, comece logo um programa de atividades físicas, juntamente com uma alimentação equilibrada e diminuição do uso de álcool e cigarro. Além de poder aumentar sua expectativa de vida, você irá viver mais e melhor!!!

Entre os fatores de risco a hipertensão arterial é a principal causa de morte global (13%), seguido pelo uso do tabaco (9%), hiperglicemia (6%), inatividade física (6%) e excesso de peso/obesidade (5%). Segundo os dados da OMS, a inatividade física é a quarta principal causa de morte, aproximadamente 3,2 milhões de mortes em todo o mundo, entretanto, um recente estudo publicado pela revista médica Lancet, já estima novos números e indica que a inatividade física é responsável por cerda de 5,3 milhões de mortes por ano, sendo comparado ao número de mortes causadas pelo tabagismo.

Pessoas que são insuficientemente ativas possuem CERCA DE 20 à 30% mais chances de desenvolverem outras causas de morte em relação às pessoas que realizam pelo menos 30 minutos de atividade física moderada na maioria dos dias da semana. É isso mesmo!!! Indivíduos que realizam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada semanal (em média 30 minutos por dia), podem reduzir em 30% o risco de desenvolver doenças isquêmicas do coração; reduzir em 27% o risco de desenvolver diabetes tipo 2; reduzir entre 21 à 25% o risco de desenvolver câncer de colón e mama.

Além de favorecer as pessoas, com a redução do desenvolvimento de causas de morte, um programa de exercícios físicos bem orientado proporciona benefícios que extrapolam a esfera da estética e performance. Esses ganhos são conhecidos pela maioria das pessoas e acredito que não seja uma grande novidade. O que impressiona e o fato de existir uma imensa parte da população que não realiza atividade física, mesmo sabendo de todos os seus benefícios. As evidências mostram que em 2008, 31% dos adultos do mundo eram insuficientemente ativos (28% homens e 34% mulheres), sendo que nas regiões das Américas 50% das mulheres eram insuficientemente ativas, ou seja, “Mulherada”, tá na hora de mudar esse panorama!!!


Os motivos para não praticar atividades físicas são vários: falta de tempo, falta de motivação, preocupação com despesas financeiras... Enfim, motivo e desculpa para não praticar atividades físicas não faltam! Mas, uma coisa é certa, é absolutamente possível iniciar um programa de atividades físicas e sair do sedentarismo sem muita dificuldade. É mais simples do que parece!!! Mas isso é assunto do próximo post...  Veja a seguir, alguns benefícios do exercício físico.

Benefícios do exercício físico:
·         Aumento da autoestima e autoconfiança;
·         Auxilia na regulação da depressão;
·         Aumenta o gasto de energia que é fundamental no equilíbrio e controle de peso;
·        Melhorara da saúde musculoesquelética, auxiliando no tratamento da osteoporose, sarcopenia (perda de massa muscular), artrite e artrose;
·         Melhora da saúde cardiorrespiratória;
·         Melhorara da saúde funcional, e consequentemente melhora das Atividades de Vida Diária (AVDs), prevenindo quedas.

Bom, vou terminando por aqui, espero que tenham gostado, na próxima publicação pretendo detalhar as recomendações da OMS para realização de atividades físicas. Tentarei esclarecer dúvidas como: “Quantos dias devemos nos exercitar?”; “Que tipo de exercícios devemos praticar?”; ”Como posso me planejar para aderir a um programa de atividades físicas?”. Almejo ainda dar algumas dicas de como podemos sair do sedentarismo sem gastar dinheiro e nem tempo. Até a próxima!!!